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Mais um ataque de phishing muito bem sucedido, desta vez dirigido aos clientes do Banco Nordea, uma instituição financeira Sueca. Segundo a Tek, as transferências ascenderam quase a 1 milhão de euros.
Sobre este ataque, um diário Português publicou um apontamento no qual referia que, em Portugal, esse tipo de ataques dificilmente seria bem sucedido porque os sistemas computacionais das nossas instituições financeiras são relativamente antigos e o conhecimento dos hackers é insuficiente para os atacar... Trata-se claramente duma perspectiva de quem ignora em absoluto as características deste tipo de problemas: a resolução do phishing não passa apenas por questões tecnológicas do lado dos Bancos; o phishing é uma burla dirigida aos clientes!
Neste cenário, das duas, uma: ou se investe na formação e consciencialização das pessoas, ou se introduzem controlos técnicos, do lado dos clientes, que possam reforçar a autenticação das transacções. Não há mais alternativas.
http://crave.cnet.com/8301-1_105-9684222-1.html?part=rss&tag=feed&subj=Crave -> Sugestão para um artigo:
O Caos e/a gestão de passwords/usernames/pins de cartões/códigos de garagens/pins de telemoveis, chaves de casa a que diaramente somos sujeitos.