Burlas online: Phishing

porto 22 @ 21.8.06 · 2 comentário(s) ·

Uma das burlas mais frequentes na Internet e com efeitos mais imediatos designa-se por Phishing. Esta burla consiste no envio de mensagens por correio electrónico, habitualmente em nome duma entidade financeira, que visam conduzir os destinatários a divulgar os seus códigos de acesso bancários.

As mensagens procuram transmitir a necessidade de alterar os códigos rapidamente, alegando razões de segurança ou a urgência em confirmar alguma coisa muito importante. Na prática, ao seguir as instruções que são descritas na mensagem, somos conduzidos a um espaço que imita o espaço original da instituição mas que, naturalmente, é falso. Se introduzirmos as nossas credenciais e códigos secretos nesse espaço, estaremos a transmitir essa informação a outras pessoas – que não estão relacionadas com a instituição financeira – e que irão realizar movimentos em nosso nome para outras contas.

Existem diversas recomendações sobre este tema mas neste apontamento gostaria de deixar apenas uma – aquela que me parece mais eficaz e que considero a regra de ouro: Nunca apresentar códigos de acesso a nenhuma entidade, sempre que nos sejam solicitados na sequência de uma mensagem electrónica. Nunca. Mesmo que a mensagem nos pareça autêntica... Nunca!

Comentário(s)

Blogger Thebestofworldwideweb, em 11 julho, 2007 16:49

Grande verdade. Aplauso pra ti. Já foste ver no site da Oprah.com, os resultados de uma operação contra esse crime da Nigéria?

Procura por: Nigeria scams, no site da Oprah, é realmente impressionante.

Beijos e abraços  

Blogger Miguel Almeida, em 11 julho, 2007 19:07

Obrigado : ) ... conheço bem os scams da Nigéria... Ainda não vi o texto no site da Oprah mas vou dar uma espreitadela.

Cya ; )  

« Voltar ao porto 22 · Comentar »