A falha generalizada da segurança (?)

porto 22 @ 27.11.06 · 0 comentário(s) ·

Num artigo de opinião sobre o estado da segurança (Security Absurdity: The Complete, Unquestionable, And Total Failure of Information Security), Noam Eppel descreveu, em Maio, um cenário Dantesco e acusou a comunidade de profissionais desta área de assistirem, impávidos e serenos, ao desenrolar do assalto generalizado e bem sucedido do cybercrime global.

Ao longo dos últimos meses, a análise foi alvo de inúmeros comentários e contra-análises cujo resultado foi agora apresentado pelo próprio Noam, num artigo intitulado Community Comments & Feedback to Security Absurdity Article.

Pessoalmente, penso que os pontos identificados são válidos e esta reflexão deve ser aproveitada como base para definir os vectores que têm que ser endereçados no futuro. Não creio que estejamos a perder a guerra e, ao nível das organizações e dos produtores de software, há já algum tempo que se verifica o aumento da consciencialização, o reforço dos controlos e a inflexão das atitudes.

Mas estas mudanças, embora necessárias, não são suficientes: o elo mais fraco, na minha opinião, continua a ser mal endereçado. Não existem ainda acções de formação e consciencialização adequadas para preparar as pessoas para as novas batalhas electrónicas. É imperativo investir nesta área (!)

(Os artigos referidos têm muita qualidade e a sua leitura é, naturalmente, recomendada!)

Comentário(s)

« Voltar ao porto 22 · Comentar »