porto 22 é um espaço dedicado à divulgação e discussão de temas relacionados com a privacidade e a segurança na Internet e na utilização de computadores pessoais.
Numa coluna de opinião na SecurityFocus, Mark Rasch escreveu um texto muito interessante sobre o tema da privacidade individual no contexto empresarial: balanceando a privacidade dos colaboradores e a necessidade de segurança interna duma organização, até onde podem ir os controlos? Em face da lei vigente e das regras estabelecidas por cada empresa, quais são os direitos efectivos? (Para a empresa e para o individuo, claro (!))
Com o reforço [imprescindível!] dos controlos de segurança, este tema ganha especial importância porque, naturalmente, a fronteira entre o que é válido e o que é ilegítimo tem que estar bem definida. E ser conhecida e aceite por todos os intervenientes.
Este debate ainda não ganhou dimensão em Portugal mas, muito provavelmente, irá ser objecto de [grande?] discussão ao longo dos próximos anos. Para reflexão: Employee Privacy, Employer Policy.