Actualizações diversas, verificações antivírus/spyware e cópias de segurança

porto 22 @ 15.11.06 · 0 comentário(s) ·

Adivinharam: chegou novamente o dia de actualizarmos as máquinas com as novas correcções do Windows e do Office.

Vale a pena aproveitar o momentum e, já agora, actualizarmos também os outros programas que temos instalados e que, infelizmente, são muitas vezes negligenciados e contêm, também eles, diversas falhas de segurança. Assim, devemos verificar também se temos as versões actualizadas dos seguintes programas, utilizando as suas próprias opções de actualização ou, em alternativa, indo directamente à fonte (se os utilizarmos, claro): Acrobat Reader, Firefox, iTunes / QuickTime, MSN Messenger, Opera, Skype, Thunderbird, WinRAR e WinZip (esta lista não é exaustiva; é apenas um exemplo. Na verdade, todas as aplicações que estiverem instaladas devem ser verificadas).

Para além das actualizações dos programas, têm que ser igualmente actualizadas as assinaturas antivírus e antispyware. Em princípio, cada um dos programas tem um mecanismo de actualização automática. No entanto, é importante garantir que estão efectivamente configurados e actualizados. Depois da actualização, devemos executar um teste exaustivo a todos os discos para garantir a ausência de bicharada : )

Finalmente, depois de tudo arrumado e como estamos nesta actividade de manutenção, devemos aproveitar a oportunidade para gravar os nossos documentos mais importantes num CD ou DVD para que, se acontecer algum problema com o computador, possamos restaurá-los.

Comentário(s)

« Voltar ao porto 22 · Comentar »