porto 22 é um espaço dedicado à divulgação e discussão de temas relacionados com a privacidade e a segurança na Internet e na utilização de computadores pessoais.
... é o título duma reportagem EXPRESSO que irá ser publicada amanhã, 7 de Outubro, e que analisa um conjunto de ameaças e algumas situações reais vividas por jovens que utilizam, entre outros serviços, os sistemas de mensagens instantâneas, e.g. MSN.
Na página do semanário podemos ler o seguinte excerto:
"O fenómeno ainda não ganhou contornos alarmantes, mas só em Setembro, duas jovens fugiram de casa para ir ter com estranhos que conheceram na Net. Uma regressou uma semana depois, a outra foi resgatada pela Polícia Judiciária na casa do namorado.
A Net comporta os seus riscos. Que o digam Helena e ‘Isabel’, duas irmãs de Almada, que aceitaram a entrada de estranhos no seu grupo do Messenger (MSN).
A mais velha, Helena, chegou a encontrar-se no Centro Comercial Vasco da Gama, com um desconhecido que conhecera «on-line», duas semanas antes. No dia do encontro descobriu que ele afinal não se chamava João, não tinha 20 mas mais de 30 anos, e depois de uma breve conversa de circunstância, perguntou-lhe se podiam falar de sexo. Ela fugiu, mas ele continuou a persegui-la.
A mais nova, ‘Isabel’, foi assediada durante semanas por um colega da escola que lhe enviava mensagens sexualmente explícitas para o MSN. Como ela lhe dava negas, ele vingou-se, espalhando pela Net que ‘Isabel’ alinhava nas suas aventuras. A rapariga de 13 anos foi vítima de cyberbullying – um fenómeno que alastra nos liceus do Reino Unido e começa a aparecer agora em Portugal e se traduz pelo uso das novas tecnologias, como a Net ou os telemóveis de 3.ª Geração, para aterrorizar e enxovalhar colegas de escola."
-- Hugo Franco in EXPRESSO, disponível em http://www.expresso.pt/Artigo/?id=370240.
Recomenda-se a leitura integral (!)