porto 22 é um espaço dedicado à divulgação e discussão de temas relacionados com a privacidade e a segurança na Internet e na utilização de computadores pessoais.
Encontrei um artigo na Technet da Microsoft que elabora sobre as 10 Leis Imutáveis da Segurança. Embora o artigo já tenha algum tempo, verifico ainda hoje que as leis são, de facto, imutáveis.
Neste apontamento vou apenas nomeá-las; as próximas notas irão detalhar o significado de cada uma, adaptado de acordo com o que me parece mais relevante, à realidade actual e às especificidades da computação pessoal. E as leis são as seguintes:
#1. Se alguém mal-intencionado nos convencer a correr um programa no nosso computador, o controlo sobre esse computador já não é nosso.
#2. Se alguém mal-intencionado alterar ou reconfigurar o sistema operativo no nosso computador, o controlo sobre esse computador já não é nosso.
#3. Se alguém mal-intencionado tiver acesso físico ao nosso computador, o controlo sobre esse computador já não é nosso.
#4. Se permitirmos que alguém mal-intencionado transfira programas para o nosso servidor web, o controlo sobre esse servidor já não é nosso.
#5. Passwords fracas fragilizam um sistema de segurança forte.
#6. A segurança dum computador depende da competência e do grau de confiança em quem o gere.
#7. A segurança de documentos cifrados depende da robustez e da protecção das chaves.
#8. Um sistema antivírus desactualizado não oferece protecção.
#9. O anonimato absoluto não é possível, nem no mundo físico nem na Internet.
#10. A tecnologia não é uma panaceia.