Contra-espionagem

porto 22 @ 18.8.06 · 0 comentário(s) ·

A proliferação de programas que visam espiar as nossas actividades online e offline é cada vez maior. Estas aplicações, genericamente designadas spyware, podem ser programadas para atingir diferentes objectivos, desde a caracterização das nossas preferências online, passando pela transmissão ilícita de alguns dos nossos documentos ou fotografias, até à captura e transmissão dos dados que introduzimos através do teclado. Existem até programas que funcionam como verdadeiros Cavalos-de-Tróia que servem, entre outras finalidades, para iniciar ataques a outros sistemas a partir do nosso computador.

Há neste momento diversos programas que detectam e eliminam estes espiões – aplicações anti-spyware. Do conjunto de produtos disponíveis, destacam-se dois: o primeiro, produzido pela Lavasoft, designa-se Ad-Aware e encontra-se em http://www.lavasoft.com; o segundo, Spybot – Search & Destroy, desenvolvido por uma equipa de programadores independentes, está disponível em http://www.safer-networking.org.

Os ataques desta natureza não tendem a diminuir; pelo contrário, a diversidade e complexidade estão a aumentar. Neste contexto, não podemos ignorar a ameaça e a utilização de uma destas aplicações é, cada vez mais, imperativa.

Comentário(s)

« Voltar ao porto 22 · Comentar »