Vídeos de Segurança

porto 22 @ 21.10.06 · 0 comentário(s) ·

A Microsoft produziu e disponibilizou um pequeno conjunto de vídeos que nos alertam para alguns riscos e nos ajudam a utilizar a Internet em segurança. Estão [quase] todos dobrados em Português e encontram-se no espaço da Microsoft em Portugal no endereço http://www.microsoft.com/portugal/athome/security/videos/default.mspx.

The Death of Ephemeral Conversation

porto 22 @ 19.10.06 · 0 comentário(s) ·

Mais um artigo de opinião que nos alerta para a ameaça do Big Brother e da perda de liberdade [por consequência directa da monitorização das nossas comunicações]. Apesar de não elaborar sobre os controlos que podemos utilizar para reduzir a nossa exposição, adverte-nos, mais uma vez, para o perigo que constituem algumas das medidas tomadas em nome da segurança e que, na verdade, não acrescentam o valor anunciado; pelo contrário, retiram-na.

(os controlos técnicos que reforçam a nossa privacidade já existem há muitos anos. será chegada a altura de promover a massificação da criptografia? e como é que se transmite esta necessidade duma forma global?)

Um texto objectivo, claro e sucinto: The Death of Ephemeral Conversation.

A escalada silenciosa do Cybercrime

porto 22 @ 15.10.06 · 0 comentário(s) ·

Há já alguns anos que esta tendência é observada: “There has been a change in the people who attack computer networks, away from the 'bragging hacker' toward those driven by monetary motives”.

-- [um artigo da] Wired em http://www.wired.com/news/wireservice/0,71793-0.html.

Actualizações de segurança de Outubro

porto 22 @ 11.10.06 · 0 comentário(s) ·

Heads Up: hoje é dia de actualizações Microsoft. Mais um conjunto de correcções que visam fechar vulnerabilidades recentemente descobertas no Windows e no Office.

Estão disponíveis no sítio do costume: http://windowsupdate.microsoft.com.

Segur@net...

porto 22 @ 9.10.06 · 0 comentário(s) ·

… é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa alertar e informar o público em geral e, em particular, os pais e professores, para os novos riscos associados à utilização da Internet por jovens e crianças. Neste espaço, disponível em http://www.seguranet.crie.min-edu.pt, apresentam-se as novas ameaças e um conjunto de recomendações para pais e educadores.

Neste contexto, salienta-se ainda um guia intitulado “Como tornar a Internet Segura” que pode ser encontrado em http://www.cifop.ua.pt/nonio/seguranet/Is_guia_pais.pdf

A Polícia Judiciária alerta…

porto 22 @ 9.10.06 · 0 comentário(s) ·

… para uma nova forma de burla que tem vindo a ser praticada na aquisição de viaturas pela Internet. No espaço da PJ, em http://www.pj.pt/htm/diversos/burla.htm, podemos ler:

«No âmbito das competências de prevenção que lhe estão cometidas, a POLÍCIA JUDICIÁRIA alerta para o facto de estarem a chegar ao seu conhecimento um número muito significativo de participações criminais referentes a burlas na aquisição de viaturas usadas com recurso a leilões ou propostas de venda promovidos em sites de referência da INTERNET.

A burla em causa processa-se da seguinte forma:

1. O comprador acede ao site e licita ou entra em contacto com o vendedor da viatura que pretende adquirir;

2. Percebido o interesse e determinação na aquisição da viatura, o comprador é convidado a abandonar os canais de pagamento disponibilizados pelo site, beneficiando, por esse motivo, de um desconto apreciável (1.000 a 1.500€)

3. Sendo-lhe, então, sugerido um meio alternativo de pagamento, envolvendo transferências bancárias directas, através de outras entidades financeiras;

4. As propostas de venda têm sido referenciadas a partir da Alemanha, destinando-se as respectivas transferências a países de leste ou à própria Alemanha;

5. Nestas situações, o comprador nunca obtém qualquer contrapartida da transferência efectuada, nomeadamente a entrega do veículo automóvel.

Estas operações são completamente alheias aos sites da INTERNET, os quais funcionam de forma regular, não estando em causa a respectiva legalidade e idoneidade. Trata-se de expedientes ilegítimos, que visam única e exclusivamente o aproveitamento dos mesmos para burlar os utilizadores.»

Telemóveis: Novo sistema anti-roubo

porto 22 @ 9.10.06 · 0 comentário(s) ·

A evolução dos telemóveis ao nível das funções de Assistente Pessoal, que incluem funcionalidades de agenda, gestor de contactos, leitor de correio electrónico, entre outras, acrescentou um grau ao risco de roubo ou perda dos equipamentos. Neste momento um telemóvel pode conter uma quantidade considerável de informação confidencial, nossa ou de outros contactos que, se fôr exposta, pode criar-nos situações desconfortáveis ou, no limite, pode ter consequências graves.

Com o objectivo de reduzir este risco foi recentemente apresentado um novo sistema, designado Remote XT, que visa inutilizar um telemóvel roubado e restringir o acesso aos dados contidos na sua memória. Após a participação do roubo, é emitido um sinal dirigido ao telemóvel que desactiva o acesso à informação e, adicionalmente, força o equipamento a gerar um sinal de alarme.

Mais informação na BBC em http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/5397602.stm

"Perigos à solta na Net"...

porto 22 @ 6.10.06 · 0 comentário(s) ·

... é o título duma reportagem EXPRESSO que irá ser publicada amanhã, 7 de Outubro, e que analisa um conjunto de ameaças e algumas situações reais vividas por jovens que utilizam, entre outros serviços, os sistemas de mensagens instantâneas, e.g. MSN.

Na página do semanário podemos ler o seguinte excerto:

"O fenómeno ainda não ganhou contornos alarmantes, mas só em Setembro, duas jovens fugiram de casa para ir ter com estranhos que conheceram na Net. Uma regressou uma semana depois, a outra foi resgatada pela Polícia Judiciária na casa do namorado.

A Net comporta os seus riscos. Que o digam Helena e ‘Isabel’, duas irmãs de Almada, que aceitaram a entrada de estranhos no seu grupo do Messenger (MSN).

A mais velha, Helena, chegou a encontrar-se no Centro Comercial Vasco da Gama, com um desconhecido que conhecera «on-line», duas semanas antes. No dia do encontro descobriu que ele afinal não se chamava João, não tinha 20 mas mais de 30 anos, e depois de uma breve conversa de circunstância, perguntou-lhe se podiam falar de sexo. Ela fugiu, mas ele continuou a persegui-la.

A mais nova, ‘Isabel’, foi assediada durante semanas por um colega da escola que lhe enviava mensagens sexualmente explícitas para o MSN. Como ela lhe dava negas, ele vingou-se, espalhando pela Net que ‘Isabel’ alinhava nas suas aventuras. A rapariga de 13 anos foi vítima de cyberbullying – um fenómeno que alastra nos liceus do Reino Unido e começa a aparecer agora em Portugal e se traduz pelo uso das novas tecnologias, como a Net ou os telemóveis de 3.ª Geração, para aterrorizar e enxovalhar colegas de escola."


-- Hugo Franco in EXPRESSO, disponível em http://www.expresso.pt/Artigo/?id=370240.

Recomenda-se a leitura integral (!)

"The Future of Privacy", by Schneier...

porto 22 @ 6.10.06 · 0 comentário(s) ·

... uma palestra dedicada ao tema da privacidade que foi patrocinada pela Universidade da California do Sul, encontra-se disponível na integra, em formato MP3, no seguinte endereço: http://centeronpublicdiplomacy.com/podcasts/060928_schneier.mp3.

Recomenda-se (!)