Votos e previsões para 2007

porto 22 @ 30.12.06 · 0 comentário(s) ·

2006 foi mais um ano em que vimos o crescimento da criminalidade informática, em particular através da Internet, e a continuação das falhas de segurança, desde os vírus e programas maliciosos, passando pelo aumento exponencial do correio indesejado até ao roubo de identidade e valores financeiros.

Para 2007, com a introdução do Windows Vista e do Mac OS X Leopard, assim como as novas versões de Linux (e.g. Fedora Core 6), a espectativa é alta: os novos sistemas já vêm melhor configurados de raiz para resistir, no mínimo, aos ataques mais simples. No entanto, a sua adopção vai decorrer lentamente ao longo do ano e, naturalmente, os resultados só devem começar a ser visíveis no final de 2007.

Embora estas novidades venham acrescentar um grau na segurança, a sua eficácia tem que ser complementada através de acções de consciencialização. Os meus votos vão neste sentido: que seja possível investir nesta área ao longo de 2007!

(ainda há pouco tempo tive oportunidade de preparar uma máquina para um amigo e pude constatar que, apesar de ter activado um conjunto de controlos técnicos adequados, passou pouco tempo até que a máquina fosse desprotegida: faltou a formação…)

Finalmente, deixo aqui os meus votos de felicidade e dum magnífico 2007 para todos (!)

Uma dura lição sobre privacidade

porto 22 @ 12.12.06 · 0 comentário(s) ·

Mais um texto importante sobre a necessidade de alertar as consciências para os riscos e controlos que temos que ter presentes na utilização dos computadores. Scott Granneman analisa uma dura lição sobre privacidade pessoal e segurança através da perspectiva duma apresentadora muito conhecida dum programa de televisão Europeu.

Em traços gerais, o artigo aborda a necessidade de apagar completamente os dados pessoais dos computadores quando são vendidos ou, mais simplesmente, quando são transferidos para outras pessoas. Para além disso, Scott reitera uma vez mais o aviso para a preocupação e o controlo que são necessários para proteger as nossas passwords.

O artigo tem um travo muito forte e pode chocar pelos juízos de valor explícitos e implícitos. No entanto, o impacto associado à falta de controlo de dados e passwords pode ser devastador e, nesse contexto, o alerta deixado no texto é muito importante.

"A Hard Lesson in Privacy", está disponível na SecurityFocus em http://www.securityfocus.com/columnists/424.